Prémio de Mérito Teresa e Vasco Vilalva - Maria Isabel Pulido Carneiro

Prémio de Mérito Teresa e Vasco Vilalva

Maria Isabel Pulido Carneiro

Diplomada na Licenciatura de Educação Básica

Ser da Maria Ulrich é fazer parte deste espaço de partilha onde aprendemos, vivemos e praticamos aquele paradigma da educação que é o que eu acredito. Onde olhamos cada pessoa na sua individualidade e unicidade, onde tentamos conhecê-la, escutá-la, compreendê-la e ajudá-la visando sempre um processo de transformação único.

Através deste meu percurso de formação e com a chegada deste dia tenho sido assaltada por pensamentos relacionados com estas atribuições de prémio de mérito que, de certa forma, me inquietam por estar a destacar quem quantitativamente se destacou… deixo esta reflexão para cada um de nós… Qualquer outro aluno merecia estar aqui já que este caminho não se compara, é único e individual e todos nos caminhamos com dedicação e empenho num processo de transformação individual que não é comparável e que é válido e pertinente para cada pessoa no seu contexto.

Entrei nesta escola em outubro de 2016. Na altura tinha acabado de ter o meu segundo filho estava num período de indecisão relativamente ao que queria para o meu futuro ponderando deixar a enfermagem e procurar um novo caminho. Resolvi ir até ao nosso edifício velhinho na Estrela e, num impulso, já estava inscrita e tinha três dias antes de começar as aulas!
Embarquei, talvez na maior aventura até hoje da minha vida, na aventura que veio revirar o meu mundo! Que veio desconstruir tantas coisas que já eu achava solidificadas e que veio trazer-me tantas pessoas novas, conquistas, aprendizagens, dissabores, alegrias, tristezas e, acima de tudo que veio dar tanto sentido à minha vida, numa altura onde eu já achava que tudo estava tão definido.
Que gratidão trago no meu coração para com esta escola que apareceu no meu caminho, me transformou e me faz tão, mas tão feliz!
Hoje trabalho como educadora de infância, estudo à noite e tento sobreviver a tantas solicitações que me surgem… hoje são tão mais feliz que há três anos atrás, sou tão mais completa e sou tão mais realizada…
Estudar é uma das melhores dádivas do mundo e eu tenho a sorte e privilégio de poder estar aqui a estudar e a crescer… e a aprender toda esta arte e ciência que é a educação.
Fui transformada por esta escola, principalmente por estes professores! Que me demonstram desde o primeiro dia que desistir nunca, que o caminho se faz sempre em frente e sempre com motivação, que arriscar é bom e que não existe fronteira para o conhecimento e que com ele podemos mudar e podemos transformar.
O sentimento de pertença que tenho para com esta escola nasceu no meu 1º ano, numa aula de Correntes de Pedagogia em que a Professora Isabel Adragão nos falou sobre a Maria Ulrich, sobre a sua história e sobre a nossa escola. Foi muito significativo para mim ter conhecimento desta perspectiva histórica e fez-me entender a instituição a que pertencia e fez-me identificar com os seus valores, sentir-me parte integrante, compreender o seu modo de funcionamento e querer fazer parte dele de forma a continuar a construir esta história e a solidificar esta instituição com o meu contributo enquanto aluna.
Desde então que respeito muito esta história e esta grande casa e família e que me esforço por contribuir para o seu enriquecimento de forma a enriquecer-me a mim também nesta partilha que é tão importante em educação.
Tem sido um percurso atribulado com a mudança de instalações e com várias mudanças, mas tem sido um percurso sempre marcado pelo que nos caracteriza enquanto escola onde tem prevalecido sempre a nossa identidade e as nossas crenças e onde Professores demonstram sempre tanto empenho e vontade de nos transmitir e nos envolver neste “FAZER ESCOLA”.
Obrigada à Professora Elisabete, directora desta escola nestes últimos anos, pelo exemplo que nos deu e que nos dá de luta, de conhecimento, de dedicação e de trabalho. Obrigada a todas as Professoras que caminham no mesmo sentido e que não desistem de nós porque sem elas hoje não estaríamos aqui nesta grande festa.
Obrigada a todas as pessoas que me olham, que me compreendem e me aceitam como a Isabel que vive tudo tão intensamente e de forma tão dedicada. São estas pessoas que me dão o equilíbrio e a força para conseguir atingir os meus objetivos e os meus sonhos.
Obrigada à minha companheira de licenciatura, à Lili que me atura diariamente e que se tornou família nestes três anos e obrigada às minhas ex-colegas do dia, Madalena e Constança que se tornaram amigas para a vida e que me ajudaram tanto no término da licenciatura.
Obrigada à escola que decidiu apostar em mim e que me ajudou a entrar neste mundo e que esta a ser responsável pela realização deste meu sonho… farei de tudo para que o meu desempenho seja o melhor para cada criança que se cruze no meu caminho sempre visando o seu melhor.
Obrigada aos meus 8 alunos que espero serem os primeiros de muitos… mas que serão sempre os meus primeiros alunos, por quem eu já sou tão apaixonada e a quem eu espero conseguir dar um pouco do que eu já aprendi e todo o meu afeto e dedicação para que consigam crescer fortes, seguros e saudáveis.
Obrigada à Associação D. Pedro V por nos proporcionar este momento com a atribuição deste prémio e por nos ajudar neste caminho de formação e, principalmente, de formação docente que é tão importante para a nossa sociedade.
Graças a esta escola e as estas pessoas fantásticas que tive a sorte de encontrar sou uma pessoa mais rica, mais feliz e melhor… para mim e para a minha família, minha mãe e irmã e para o meu marido e os meus filhos que são o centro do meu mundo.