Header DPV 01

Prémio de Mérito Teresa e Vasco Vilalva - Marta Filipa Gil Alves

 

Prémio de Mérito Teresa e Vasco Vilalva

2019

Marta Filipa Gil Alves

Diplomada no Curso Técnico Superior Profissional de Assessoria Educativa

Quando iniciei esta etapa na área da educação, nunca pensei que fosse fazer tantas transformações na minha vida, tanto a nível pessoal como profissional. O estágio é uma ótima realidade, que me motiva cada vez mais a trabalhar com crianças e a colocar em prática tudo aquilo que aprendi. É maravilhoso contribuir para o bem-estar e felicidade das crianças, uma vez que são conquistas diárias que nos fazem realmente sentir importantes e encantadas nesta profissão.

A minha caminhada começou na Escola Profissional de Pedagogia Social, local onde tirei o meu curso de auxiliar de educação e que estive 3 anos com os melhores profissionais. Antes de ingressar neste curso, estive um ano no ensino regular. Acabei por voltar atrás, para fazer, realmente, aquilo que me dá gosto. Trabalhar com crianças sempre foi o meu sonho. Para além de o curso ser uma preparação para a vida profissional, o estágio era/é uma ótima realidade, que me deu muito prazer e me motivou cada vez mais a trabalhar com as crianças. Estes anos na Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich foram de muito trabalho e dedicação, passei momentos muito bons, outros menos bons, mas foram esses momentos que não me fizeram desistir, mas sim lutar para atingir os meus objetivos.

Sempre fui dedicada em todos os desafios que me foram propostos, o que foi uma mais-valia para as notas finais. Sempre tive uma grande expectativa em relação a este curso, pois desde pequena que era uma área que me fascinava, já tendo a ideia de a prosseguir para a faculdade. Os professores estavam sempre dispostos a ajudarem-me no que fosse preciso e, o facto de ser uma escola pequena, contribuiu para a criação de um ambiente harmonioso. É sem dúvida um curso fantástico, pois é maravilhoso contribuir para o bem-estar e felicidade das crianças. São conquistas diárias que nos fazem realmente sentir importantes e encantadas nesta profissão.

Estes anos não tinham sido possíveis sem a colaboração de algumas pessoas, muito importantes na minha vida, que contribuíram de forma direta ou indireta para a concretização deste projeto. Primeiramente, quero agradecer a toda a minha família, pelo encorajamento, força que sempre me proporcionaram e pelo estímulo para nunca desistir, nem baixar os braços em alturas menos agradáveis.

Agradeço pelas palavras de carinho e disponibilidade que sempre tiveram. A todos os professores que me acompanharam neste percurso. Ao meu namorado, Ricardo Fontes, que confiou em mim ao longo deste percurso e me apoiou e encorajou a continuar quando tudo parecia difícil de realizar. Às minhas amigas Catarina Silva e Ana Clemente, pela sincera amizade e companheirismo, pelos ótimos conselhos e paciência que tiveram nestes últimos tempos. À Associação D. Pedro V pelo reconhecimento do meu trabalho e pela entrega do prémio.

A todos o meu sincero obrigado!