Bem vindo à

Convocatórias Assembleias Gerais

1ª AG extraordinária, convocatória novembro_estatutos
2ª AG ordinária, convocatória novembro_orçamento 2023

Os documentos de suporte às assembleias gerais podem ser solicitados pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

CAIXA VERDE #4CAixa Verde

Com olhos de pessimista, e esses eram bons olhos para ver Portugal, (D Pedro V) tinha em tanta conta os que o rodeavam, cria tanto neles, que mandou pôr à porta do seu palácio uma CAIXA VERDE, cuja chave guardava, para que o seu povo pudesse falar-lhe com franqueza, queixar-se, acusar os crimes dos governantes.

(Oliveira Martins, Portugal Contemporâneo, vol. II, Lisboa, Guimarães & C.ª Editores, 1979, pp,310-311.)

editorialCV4

Untitled

caixaverde4 1

caixaverde4 2

caixaverde4 3

REFERÊNCIAS

1 - https://gulbenkian.pt/forum-futuro/foresight-2030/
O projeto Foresight Portugal 2030 é um exercício de prospetiva que cruzou questões económicas e financeiras, demográficas, sociais, tecnológicas, ambientais, geoeconómicas e geopolítica para elaborar 3 cenários possíveis para o posicionamento de Portugal no futuro:
Cenário 1: Confiança na continuidade
Cenário 2: Com engenho, em busca de um novo espaço na Europa
Cenário 3: Portugal “4D” – Digitalização, diversificação, dinamismo e distinção
O projeto, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, inscreve e especializa os cenários de confiança na continuidade, de ajustamentos incrementais e de reposicionamento do País, na sua relação com a UE e o Mundo. Recomenda-se para estruturar e aferir a ambição que pomos no que fazemos.

2 - https://dre.pt/dre/detalhe/lei/2-2022-176907536
A Assembleia da República aprovou a Lei 2/2022 de 3 de janeiro que procede ao Alargamento progressivo da gratuitidade das creches e das amas do Instituto da Segurança Social, I. P. … já … Em 2022, a todas as crianças que ingressem no primeiro ano de creche (somente em instituições com Acordo com a SS).
Com um objetivo teoricamente consensual, e embora ainda sem regulamentação, a Lei acentua as tendências de sufoco financeiro dos privados com Acordo com a SS, e do alargamento do fosso socioeconómico entre escolas públicas e privadas. Suscitou já debate público (Dilema Social creches gratuitas, de Pinto Leite, in Expresso 06.05.2022) e reparos de entidades representativas.

3 - In Expresso Revista, 20 maio 2022, José Tolentino Mendonça
… Maria Montessori (1870-1952) desembarca nos Estados Unidos, no ano de 1913, o jornal “The New York Times” escreveu que chegara “a mulher mais interessante da Europa”.
… Ela dava o exemplo da resposta que um conhecido poeta deu quando lhe foi pedido que escrevesse um poema por ocasião da morte de um personagem público: “É uma inspiração, nunca uma ocasião, que pode fazer-me escrever uma ode.” Só numa escola que oferece inspiração, numa escola que pensa a sua tarefa como um campo de expansão, a criança floresce de maneira integral.
No ano e no mês em que se celebram os 70 anos da sua morte (maio de 1952) tem-se recordado a reivindicação simbólica que a filósofa da educação apresentava como um sonho: que em cada governo da terra existisse um ministério para a criança.